segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Relatório

   Nas aulas de Língua Portuguesa, vimos uma situação de compra e venda de gado. Fizemos um contrato como imaginávamos que seria. Na segunda aula, fomos á sala de informática para pesquisar como é um contrato de compra e venda. Notamos que é mais complexo do que imaginávamos, e depois reformulamos o contrato (com dados de pessoais, informações  do produto, preço,quantidade, prazo de entrega...). Em seguida enviamos por e-mail á professora.
   Nas próximas aulas, lemos uma entrevista de emprego para o cargo de balconista em que o entrevistado usava uma linguagem cheia de gírias, não adequada para a situação.
   Depois escrevemos uma carta de intenção de emprego para o cargo de balconista e um currículo.
   Na outra aula pesquisamos uma carta de intenção de emprego e um currículo, comparamos com os nossos textos, os reformulamos e enviamos para a professora.
   Também pesquisamos sobre as variedades linguísticas, aprendemos que existem linguagens regionais, formais, sociais que são usadas em situações específicas.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Variações Linguísticas

linguagem é a característica que nos difere dos demais seres, permitindo-nos a oportunidade de expressar sentimentos, revelar conhecimentos, expor nossa opinião frente aos assuntos relacionados ao nosso cotidiano, e, sobretudo, promovendo nossa inserção ao convívio social.
E dentre os fatores que a ela se relacionam destacam-se os níveis da fala, que são basicamente dois: O nível de formalidade e o de informalidade


O padrão formal está diretamente ligado à linguagem escrita, restringindo-se às normas gramaticais de um modo geral. Razão pela qual nunca escrevemos da mesma maneira que falamos. Este fator foi determinante para a que a mesma pudesse exercer total soberania sobre as demais.
Quanto ao nível informal, este por sua vez representa o estilo considerado “de menor prestígio”, e isto tem gerado controvérsias entre os estudos da língua, uma vez que para a sociedade, aquela pessoa que fala ou escreve de maneira errônea é considerada “inculta”, tornando-se desta forma um estigma. 
Compondo o quadro do padrão informal da linguagem, estão as chamadas variedades linguísticas, as quais representam as variações de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada.

Existem diferentes variações ocorridas na língua, entre elas estão:

Variação Histórica - Aquela que sofre transformações ao longo do tempo. Como por exemplo, a palavra “Você”, que antes era vosmecê e que agora, diante da linguagem reduzida no meio eletrônico, é apenas VC. O mesmo acontece com as palavras escritas com PH, como era o caso de pharmácia, agora, farmácia.

Variação Regional (os chamados dialetos) - São as variações ocorridas de acordo com a cultura de uma determinada região, tomamos como exemplo a palavra mandioca, que em certas regiões é tratada por macaxeira; e abóbora, que é conhecida como jerimum.
Destaca-se também o caso do dialeto caipira, o qual pertence àquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de ter uma educação formal, e em função disso, não conhecem a linguagem “culta”.

Variação Social - É aquela pertencente a um grupo específico de pessoas. Neste caso, podemos destacar as gírias, as quais pertencem a grupos de surfistas, tatuadores, entre outros; a linguagem coloquial, usada no dia a dia das pessoas; e a linguagem formal, que é aquela utilizada pelas pessoas de maior prestígio social.
Fazendo parte deste grupo estão os jargões, que pertencem a uma classe profissional mais específica, como é o caso dos médicos, profissionais da informática, dentre outros.

FONTE:http://www.mundoeducacao.com/gramatica/norma-culta-x-variacoes-linguisticas.htm