sexta-feira, 24 de abril de 2015

Gênero textual : Perfil

Em um perfil, a finalidade de quem escreve é revelar aspectos sobre a vida e o mundo de determinada pessoa. Por isso é essencial descrever e mostrar onde e como ela vive, o que faz, quais os fatos mais importantes de seu passado e deu seu presente, além de descrições sobre seu comportamento, costume e temperamento. Há também breves relatos de experiências marcantes vividas por ela. Além disso, quem escreve o perfil busca valorizar certos aspectos da pessoa e de sua história de vida acrescentando comentários e opiniões de texto.



Retirado do Livro didático de Língua Portuguesa do 9° ano- Português, uma Língua Brasileira.




Nossas Produções- A vida de Alexandre Magno Abrão "Chorão".

 Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão, nasceu na cidade de São Paulo no dia 9 de abril de 1970, foi um dos grandes cantores, compositores, cineastra, poeta, roteirista, empresário e skatista da história de todos os tempos. Foi fundador  de uma das melhores bandas de rock nacional chamada Charlie Brown Jr, que foi formada no ano de 1992, junto a mais quatro integrantes. Lançaram vários discos, e milhões de cópias.
 O apelido "Chorão" veio quando ele estava vendo alguns colegas andando de skate e um dos amigos dele passou e disse: "Não chora", já que Chorão ainda não sabia andar.
 Chorão passou por uma infância muito difícil, sua mãe fazia pasteis pra ele vender, para terem uma certa renda em casa, não ia mais á escola, pois parou de estudar na sétima série e tinha muitos problemas com a polícia.
 Quando tinha 14 anos sua mãe sofreu um grave derrame e quase morreu.
 Á partir daí começou sua grande paixão pelo skate foi campeão de skate em várias modalidades, e ganhou vários prêmios por isso.
 Por volta de 1993 começaram a tocar em Santos e em São Paulo. Lançaram seu primeiro álbum com o nome de " Transpiração Contínua Prolongada". 
 No ano de 2000, Chorão perdeu seu pai, que para ele foi a pior coisa que poderia ter acontecido em toda sua vida. A banda parou por um tempo, até Chorão se recompor..
 No dia 6 de março de 2013 com 42 anos Chorão é encontrado morto em seu apartamento; vítima de uma overdose.
 Chorão era dependente de cocaína, e usava a droga frequentemente.
 "Com a morte de Chorão, o rock brasileiro perde uma referência, um ídolo á moda antiga"


Autora: Ana Júlia Rodrigues.
Autora: Ana Júlia Luz.

4 comentários: